domingo, 6 de janeiro de 2013

O QUE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO?

                  O QUE FAZER QUANDO COMPRAR UM USADO?



A compra de carro usado exige cuidados para evitar a aquisição de um veículo em mau estado ou roubado. O ideal é adquirir de pessoa conhecida e de confiança. Como isto nem sempre é possível, é preciso prevenir antes de fechar qualquer negócio. Não deixe de verificar a autenticidade dos documentos, do número do chassi, o estado de conservação e a parte mecânica e funilaria do carro.
O preço dos carros usados varia muito. Pesquise. Jornais e revistas divulgam freqüentemente tabelas de preços de mercado para a compra e venda de veículos e são uma boa fonte de referência.


Para avaliar se o preço do carro está compatível com o de mercado leve em conta, além do modelo, cor, ano de fabricação, quilometragem, opcionais (alarme, som, desembaçador, vidro elétrico etc), o estado geral do veículo. Não esqueça de computar os custos de eventuais reparos a serem feitos


Gasto 1 – IPVA anual: descubra quanto custa e guarde mensalmente 1/12 do valor para não passar por apertos na renovação. Pode colocar o dinheiro em um envelope escrito em letras grandes I-P-


V-A.Gasto 2 – Seguro: lição básica, seguros devem ser feitos para as coisas que precisamos e não temos condições de repor com facilidade.
Hoje em dia é simples conseguir seguros parcelados em 12 vezes, o problema são os juros embutidos neste parcelamento. Como o IPVA, também o seguro pode ser planejado no ano anterior para juntarmos o dinheiro necessário para um bom desconto a vista.
Dica: uma das táticas para diminuir o valor do seguro é pedir uma franquia relativamente alta. Assim a seguradora sabe que você não acionará o seguro para qualquer arranhãozinho besta e você ainda se beneficia dos bônus de renovação nos anos seguintes.Gasto 3 – Gasolina: o tipo de carro que você comprar define o quanto ele será beberrão ou econômico. Parece besta falar de gasolina aqui, mas acreditem, já tive um amigo que calculou todos os gastos que teria com o carro e se esqueceu da gasolina.
Acabava deixando o carro parado por semanas porque tinha que escolher entre pagar a prestação para não perder o carro ou pôr gasolina no tanque para usufruir do mesmo.

Gasto 4 – Manutenção: carro novo não dá manutenção. Carro velho tem que revisar com regularidade porque os pequenos ajuste constantes evitam os grandes problemas. Lembre da troca de óleo regularmente e de revisar a água do radiador sempre que parar no posto para encher o tanque. Já vi muitos carros na estrada com o motor fundido por falta de atos simples como trocar o óleo quando necessário.

Gasto 5 – Troca do carro: eu sei que você quer um carro novo pouco depois de estar andando com seu carro recém comprado. Trocar de carro, seja em um ano, seja em dez, exige dinheiro. Pensando nisso e agindo desde agora, tudo fica mais simples.
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE FAZER UMA CONSULTA JUNTO  AO DETRAN PARA CERTIFICAR-SE DA SITUAÇÃO DOS DOCUMENTOS











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário