segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como funciona a classificação dos óleos lubrificantes? O que significam SG, SH, SJ? E 20W40 ou 20W50?

 Os lubrificantes recebem uma classificação superior, isto é, com uma letra mais "alta" sucedendo ao "S", quando atendem a normas mais rigorosas de qualidade. Entre os aspectos envolvidos estão a lubrificação em uso intensivo, formação de borra (carbonização) nos condutos de lubrificação, oxidação e contaminação pelo combustível. 
Utilizar lubrificantes da mais alta categoria API é benéfico ao motor, que recebe melhor lubrificação e evita a formação de borra nos condutos de óleo

Os fabricantes sempre apontam nos manuais a categoria API exigida pelo motor. Empregar um óleo de categoria mais avançada (por exemplo, SL em vez de SH) só traz benefícios ao carro e onera pouco os custos de manutenção. Assim, vale a pena utilizar sempre a última geração, mas o motor não será danificado se você usar apenas a estabelecida como mínimo.

A outra classificação, dada pela SAE -- Society of Automotive Engineers, identifica a viscosidade do óleo, ou seja, sua maior ou menor fluidez. A importância da viscosidade está em duas situações opostas. Na partida em baixa temperatura, um óleo muito espesso pode dificultar o arranque e retardar a correta lubrificação, acentuando o atrito (por si só elevado) e o desgaste do motor nos primeiros instantes de funcionamento. Já no trabalho em alta temperatura, um óleo de baixa viscosidade pode se revelar muito fino e provocar 
queda na pressão de óleo, prejudicando a lubrificação dos mancais. O desgaste aumenta e, em casos extremos, o motor chega a fundir.

A classificação da SAE para lubrificantes de motor vai de 0W a 25W -- onde o "W" significa winter, ou inverno, e indica um óleo tratado para mais alta fluidez em baixas temperaturas -- e de 20 a 50. Os óleos antigos eram monoviscosos: atendiam a somente uma faixa estreita de temperatura. Atualmente só se utilizam em motores os lubrificantes multiviscosos, como o 20W40, que se comporta como um 20W na partida a frio e como um 50 no funcionamento a quente. Um óleo 15W50 representa um ganho de flexibilidade sobre o 20W40, o que o torna preferível -- mas não indispensável. Respeitar a recomendação do fabricante é o bastante para obter boa lubrificação e a melhor relação custo-benefício.


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