segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMO FAZER CURSO PARA SER TAXISTA?


* O que fazer para ser um taxista?

Todo taxista precisa ter o CONDUTAX, cadastro pessoal e intransferível que habilita o cidadão (pessoa física) a exercer esta atividade. Em março/10 existiam 57.084 CONDUTAX ativos. O veículo que irá circular como táxi também necessita de uma licença emitida pelo Poder Municipal, chamadaALVARÁ DE ESTACIONAMENTO (livre ou privativo).
* Como conseguir um Condutax?
Para obter o Condutax, o interessado deve apresentar no Departamento de Transportes Públicos (DTP/SMT) a documentação necessária e pagar o valor de expedição do cadastro (o mesmo valor para renovação), já inclusas a taxa de expediente e bancária. O Condutax é emitido no mesmo dia e vale por cinco anos ou até a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando esta ocorrer antes.
Uma das exigências é apresentar o comprovante de realização do Curso Especial de Treinamento e Orientação, que pode ser feito em qualquer uma das escolas autorizadas pelo DTP ou mesmo no CETET (Centro de Educação de Trânsito/CET). O curso tem carga horária fixa mínima de 32 horas de aula, preço não tabelado, e aborda, entre outras técnicas, Direção Defensiva e Primeiros Socorros. Para saber as escolar credenciadas consulte o Cadastro .
* Quais são os documentos requeridos para obter o Condutax?
Para requerer o Condutax o candidato deve apresentar original e cópia simples, ou cópia autenticada, dos seguintes documentos:
  • RG (original e xerox);
  • CPF (original e xerox) - quando constar o número no RG, fica dispensada a sua apresentação;
  • Duas fotos tamanho 2x2;
  • CNH profissional no município de São Paulo (original e xerox) - não será aceita quando contiver a anotação VEDADA ATIVIDADE REMUNERADA;
  • Comprovante ou declaração de residência (original e xerox);
  • Certidão de Distribuição Criminal na Comarca da Capital;
  • Certidão da Vara de Execuções Criminais na Comarca da Capital - DECRIM - Assinalada a opção CERTIDÃO POSITIVA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS (original). Quando houver anotação nas Certidões de Execição e/ou Distribuição Criminal, deverá apresentar a Certidão de Objeto e Pé e Pé e/ou Execução Penal Explicativas (original); e
Certificado de conclusão do curso específico para condutores de Táxi (original e táxi).




Nenhum comentário:

Postar um comentário