quinta-feira, 11 de abril de 2013

VÁLVULA TERMOSTÁTICA LENDAS E MITOS


Sabendo-se que a água vai passar pelas galerias do motor, tubos, bomba d’água, radiador e reservatório, fazendo um ciclo, você já possui o entendimento básico do sistema de refrigeração. No entanto, os engenheiros sempre colocam algo mais.
Enquanto o motor está frio, a válvula termostatica fica fechada, deixando a água circular apenas dentro do motor. Com isso, ele atinge certa temperatura e fica numa condição quase que perfeita de funcionamento. Deixar o motor quente logo no inicio ajuda na queima do combustível (principalmente álcool) e até na deformação que os pistões devem sofrer.
Quando o motor esquenta, normalmente a 70º C, a válvula se abre e o liquido começa a circular pelo sistema todo, passando pelo radiador, sofrendo troca de temperatura e voltando ao motor. A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável, que é na maioria dos casos, 125º C. Com o sistema trabalhando assim, o motor não fica muito frio e nem muito aquecido.
A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira. Como eu já disse antes, a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta trocá-la.
É sempre bom ficar de olho nos componentes do sistema de arrefecimento. O mais visível é o radiador, mas você verifica o restante? Mangueiras com rachaduras, abraçadeiras corroídas, cebolão em perfeito estado de funcionamento. Aliás, foi bom ter falado do cebolão.
O cebolão do radiador tem o papel de medir a temperatura da água/motor. Pelo fato de ser um componente metálico e ficar em contato permanente com a água, que por muitas vezes não é a desmineralizada, acaba acontecendo uma corrosão.
Com o acumulo de sujeira no sistema, ou mesmo a falta dos fluidos necessários, a leitura da temperatura pode ficar comprometida. Você só vai perceber que o motor aqueceu quando ver aquele vapor subindo.
Caso o motor aqueça, nunca faça a besteira de abrir a tampa do radiador ou reservatório na mesma hora. O vapor é muito quente, e você vai ter sorte se apenas o vapor bater na sua cara. Se a água subir, você vai ficar parecendo aqueles caras derretidos no primeiro filme do Robocop.
Pare o carro, apenas abra o capô e espere. Depois de alguns minutos, o motor já vai estar mais frio e torna-se possível a abertura da tampa de maneira segura. Verifique se o nível de água está ok, tenha certeza de que o motor não sofreu danos e procure o mecânico, ou chame um guincho.
O sobre aquecimento pode causar vários problemas. Derretimento na junta do cabeçote, pistões deformados e até calço hidráulico. A junta do cabeçote se derrete e a água se mistura com o óleo ou entra na câmara de combustão. Como líquido não podem ser comprimidos, o pistão vai agir com força sobre a água e pronto. A biela entorta e o pistão até quebra, você conseguiu um calço hidráulico.
Já imaginou que tudo isso pode acontecer se o cara resolve economizar na hora de cuidar do sistema de arrefecimento por achar que qualquer água pode ir ali, ou que o cebolão não faz nada? Sei lá, depois dessa eu iria até a oficina mais próxima e faria um check up no carro!

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