quinta-feira, 11 de abril de 2013

VÁLVULA TERMOSTÁTICA LENDAS E MITOS


Sabendo-se que a água vai passar pelas galerias do motor, tubos, bomba d’água, radiador e reservatório, fazendo um ciclo, você já possui o entendimento básico do sistema de refrigeração. No entanto, os engenheiros sempre colocam algo mais.
Enquanto o motor está frio, a válvula termostatica fica fechada, deixando a água circular apenas dentro do motor. Com isso, ele atinge certa temperatura e fica numa condição quase que perfeita de funcionamento. Deixar o motor quente logo no inicio ajuda na queima do combustível (principalmente álcool) e até na deformação que os pistões devem sofrer.
Quando o motor esquenta, normalmente a 70º C, a válvula se abre e o liquido começa a circular pelo sistema todo, passando pelo radiador, sofrendo troca de temperatura e voltando ao motor. A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável, que é na maioria dos casos, 125º C. Com o sistema trabalhando assim, o motor não fica muito frio e nem muito aquecido.
A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira. Como eu já disse antes, a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta trocá-la.
É sempre bom ficar de olho nos componentes do sistema de arrefecimento. O mais visível é o radiador, mas você verifica o restante? Mangueiras com rachaduras, abraçadeiras corroídas, cebolão em perfeito estado de funcionamento. Aliás, foi bom ter falado do cebolão.
O cebolão do radiador tem o papel de medir a temperatura da água/motor. Pelo fato de ser um componente metálico e ficar em contato permanente com a água, que por muitas vezes não é a desmineralizada, acaba acontecendo uma corrosão.
Com o acumulo de sujeira no sistema, ou mesmo a falta dos fluidos necessários, a leitura da temperatura pode ficar comprometida. Você só vai perceber que o motor aqueceu quando ver aquele vapor subindo.
Caso o motor aqueça, nunca faça a besteira de abrir a tampa do radiador ou reservatório na mesma hora. O vapor é muito quente, e você vai ter sorte se apenas o vapor bater na sua cara. Se a água subir, você vai ficar parecendo aqueles caras derretidos no primeiro filme do Robocop.
Pare o carro, apenas abra o capô e espere. Depois de alguns minutos, o motor já vai estar mais frio e torna-se possível a abertura da tampa de maneira segura. Verifique se o nível de água está ok, tenha certeza de que o motor não sofreu danos e procure o mecânico, ou chame um guincho.
O sobre aquecimento pode causar vários problemas. Derretimento na junta do cabeçote, pistões deformados e até calço hidráulico. A junta do cabeçote se derrete e a água se mistura com o óleo ou entra na câmara de combustão. Como líquido não podem ser comprimidos, o pistão vai agir com força sobre a água e pronto. A biela entorta e o pistão até quebra, você conseguiu um calço hidráulico.
Já imaginou que tudo isso pode acontecer se o cara resolve economizar na hora de cuidar do sistema de arrefecimento por achar que qualquer água pode ir ali, ou que o cebolão não faz nada? Sei lá, depois dessa eu iria até a oficina mais próxima e faria um check up no carro!

terça-feira, 9 de abril de 2013

COMO CUIDAR DA PINTURA DE SEU CARRO.


Especialistas explicam a forma correta de fazer a manutenção da pintura do carro, para que você não precise pagar caro por uma repintura. Aprenda a lavar e encerar.
Alguns motoristas são rigorosos quanto aos cuidados com o carro e até incluem as tarefas entre os prazeres do fim de semana: lavar, encerar, aspirar o interior e dar aquela conferida geral no restante do veículo. Cuidado sempre é bom, mas é preciso saber como fazer esses serviços corretamente. Luiz Otávio Pereira Lima, sócio da Studio Automotivo, afirma que a manutenção correta da pintura é essencial para que o proprietário não seja obrigado a repintar o carro, o que não é barato. “Cuidar da pintura do carro é simples, mas é preciso ficar atento aos produtos usados e não repetir alguns velhos vícios, que podem comprometer sua integridade”, explica Luiz.

LAVAR

A primeira providência a ser tomada ao lavar o carro é estacioná-lo à sombra. Antes de começar, é importante dar uma molhada geral para tirar as partículas sólidas maiores, que podem riscar a pintura. Não é segredo, mas vale lembrar a regra de lavar o veículo de cima para baixo. A lateral pode ser dividida em duas partes, acima e abaixo do friso, já que a parte inferior costuma ficar bem mais suja. Rodas e pneus devem ser lavados por último e com esponja diferente.
Use sempre xampu automotivo, nada de detergente ou sabão em pó, que são alcalinos e removem toda a cera. O xampu deve ser diluído na proporção indicada pelo fabricante. Por isso, contenha a ânsia de querer fazer muita espuma. Para esfregar ,deve ser usada uma esponja macia e não o pano, que tem a superfície dura. Em contato com alguma impureza, o pano pode atuar como uma verdadeira lixa. Secar não é capricho. As gotas que ficam pelo carro ampliam a intensidade dos raios solares (como uma lente de aumento) e queimam a pintura. Escolha um pano macio (existem produtos específicos para isso) e comece pelos vidros, para que ele pegue alguma umidade e diminua o atrito com a pintura.

ENCERAR

Para encerar, escolha um produto de marca conhecida (as ceras que contêm carnaúba são as melhores). Além de dar brilho, a cera também serve para remover sujeiras que a lavagem não consegue. O serviço deve ser realizado à sombra. Assim como a lavagem, comece de cima para baixo e divida em partes para que não junte poeira na cera. Esse pequeno cuidado, assim como molhar o veículo antes de lavar e usar produtos adequados, evita os arranhões leves, que vão se juntando com o tempo e fazem com que a pintura fique opaca e deixe de refletir os raios solares, tendendo a queimá-la.
Esqueça a estopa, que é um resíduo têxtil feito de vários materiais, uns mais duros, e pode riscar. Para aplicar e retirar a cera, o melhor é usar algodão automotivo ou toalha de microfibra. Além de serem macios, esses materiais têm superfície plana e economizam cera (enquanto a estopa retém). Por ter maior superfície de contato, esses produtos também facilitam a retirada. A cera deve ser espalhada com média pressão e em movimentos circulares. Para retirar, também use movimentos circulares e a mão mais leve.

POLIR

Para começo de conversa, não é recomendável fazer o polimento do carro em casa. “Não é raro chegarem veículos aqui com a pintura comprometida porque o dono se aventurou a mexer na politriz”, conta Luiz, explicando que, para cada parte do veículo, estado e tipo de pintura, existe uma velocidade de rotação da máquina, uma pressão, uma inclinação e um produto específico. Existe uma maneira para fazer o teto, o capô e as laterais porque uma parte fica mais exposta à sujeira, outra ao sol, às vezes, uma parte já foi repintada, e o profissional sabe avaliar isso e aplicar a técnica correta.
O polimento é feito para remover arranhões superficiais. Existem vários processos no mercado. O sócio da Studio Automotivo explica que sua empresa utiliza uma técnica chamada espelhamento, um micropolimento que usa produtos pouco abrasivos. Entre as vantagens desta técnica, enumera Luiz, é que o brilho é obtido por um processo, por isso, o veículo pode ser encerado sem o risco de remover qualquer produto. O serviço custa em média R$ 380, para carros pequenos; R$ 400, para os médios; e R$ 450, para os grandes.

DICAS

  • Excrementos de passarinho, morcego e libélula estragam a estrutura do verniz e devem ser removidos o mais rápido possível. Seus danos podem ser irreversíveis.
  • Resina de árvores também é prejudicial. Por isso às vezes é melhor estacionar ao sol do que embaixo de uma árvore.
  • O sereno queima a pintura tanto quanto o sol.
  • A cera não é um produto abrasivo e, por isso, não desgasta a pintura.
  • Se usar querosene para remover alguma sujeira, aplique com cuidado para não entrar em contato com partes plásticas e borrachas, que ressecam. Como a
    querosene remove a cera, é preciso lavar e encerar o carro novamente.
  • Não passar pano quando o carro estiver empoeirado. O melhor é lavar.
  • A cor prata requer mais atenção, por ser difícil notar que a pintura está queimada.
  • A micropintura não apresenta bons resultados em cores claras. A cor mais beneficiada por esse processo é o preto sólido. Lembrando que a micropintura é um paliativo para disfarçar o arranhão e evitar uma repintura.
  • O polimento serve para tirar arranhões superficiais que não ultrapassaram a camada de verniz.
  • Pinturas com trincas e queimados com manchas claras (fácil de ser visualizado na cor vermelha) não podem ser recuperados com o polimento, sendo necessário uma repintura.
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COMO FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SEU AUTOMÓVEL


Se você é dono de um carro, é importante que você saiba como realizar uma manutenção básica de seu carro. O primeiro passo para fazer isso sozinho é aprender sobre as várias peças do carro e suas funções. Uma referência excelente é “A Mechanic Comes Clean” – esse guia portátil mostrará os problemas mais comuns e como consertá-los sozinho ou conseguir os melhores preços de mecânicos.
Realizando a manutenção sozinho, você poupará bastante dinheiro além de ter a satisfação que seu veículo está operando da melhor forma. Aqui há uma lista de dicas para manutenção de carros, o que você precisa fazer e quando.
1.    Toda vez que você enche o tanque de combustível:

•    Cheque o nível de óleo da máquina e coloque mais se necessário. Consulte o manual do proprietário para a viscosidade adequada. Se seu carro aparenta estar perdendo uma quantidade anormal de óleo (ou se há vazamentos na sua garagem), você pode ter um vazamento de motor.

•    Cheque o nível de refrigeração no tanque de ventilação e adicione refrigeração adequada, se necessário. O tanque de ventilação está tipicamente localizado no lado do motorista do compartimento do motor. Substitua a refrigeração se ela está suja ou tem uma aparência enferrujada.

•    Para manutenção adicional, cheque os outros níveis de fluídos. Os reservatórios para todos estes fluídos devem estar completos até o topo:

     ••    líquido do limpador de pára-brisa.

     ••    líquido de freio.

     ••    líquido de direção.

2.    Cada semana:

•    Analise seus pneus. Cheque o estado dos pneus do carro, calibragem adequada e desgaste. Verifique o pneu colocando uma moeda nas ranhuras – se você vê o rosto da moeda o pneu está usado e deve ser trocado. Se os pneus precisam de ar, encha-os com a pressão necessária segundo o manual do carro. Se você não tem o manual, procure pela etiqueta de informação dentro do carro – ela pode ser encontrada dentro da porta do lado do condutor ou impressa dentro do porta-luvas. Se seus pneus parecem danificados ou usados, troque-os. Não esqueça de checar o estepe de seu carro que deve estar cheio também (e se você ainda não tem um estepe, compre um). Lembre-se, inflação correta dos pneus é uma necessidade para uma direção segura, além de ajudar num desempenho melhor do seu carro. Tenho certeza que você está atento a isso.

3.    Ao menos cada mês:

•    Cheque se todos os faróis estão funcionando. Isso inclui a luz da placa, luzes laterais, faróis principais, alerta, luzes traseiras, luzes do painel, sinal de estacionamento e de indicação. Se alguma dessas luzes não está funcionando, troque-as imediatamente. Luzes com defeito, especialmente de sinalização de direção e de freios, podem ser perigosas – além de poder resultar em multas.

4.    A cada 3000 milhas:

•    Troque o óleo. Os fabricantes de carro geralmente recomendam que você troque o óleo do motor e o filtro a cada 3000 milhas. Para mudar o óleo, você precisará das seguintes ferramentas: chave de soquete, chave do filtro de óleo, panela de drenagem, ¼ de galão de óleo (5W30 ou 10W30, dependendo do seu carro), filtro de óleo e um dreno com vedação. Você também precisará de rampas de carro para levantar se carro de forma a pode ir embaixo dele. Uma vez que seu carro está levantado, você deve remover o dreno usando sua chave de soquete e drenar o óleo para a panela de drenagem. Quando todo óleo tiver sido drenado, remova a velha vedação da mangueira de drenagem e substitua-o com uma nova vedação antes de colocar a tampa. Depois, você removerá todo o filtro do óleo usando sua chave de filtro. Esteja ciente que alguns resíduos de óleo irão escorrer para fora da sua bandeja de dreno. Lubrifique a borracha – cerque seu novo filtro de óleo e aperte-o com a mão – não use a chave porque pode acabar apertando demais. Use um pano para limpar qualquer óleo derramado, colete todas suas ferramentas junto com o óleo usado, e limpe debaixo do carro. O último passo é para adicionar o óleo removendo a tampa de abastecimento e derrame ¼ galão de óleo fresco. Uma vez que tiver feito isso uma vez, será cada vez mais fácil e rápido.

•    Alterne seus pneus. Nesse tempo, também é uma boa idéia alternar os pneus de seu carro. Enquanto tiver as rodas removidas, você deve checar o sistema de freios pelo seguinte:

     ••    Linhas e mangueiras por instalação correta, vazamentos, rachaduras e escoriações.

     ••    Pastilhas do disco de freio por uso e rotores por desgaste de superfície.

     ••    Guarnições de trava por rachaduras e desgaste.

     ••    Ajustador do freio de mão para a necessidade de apertar o cabo.

•    Cheque líquido transaxle. Nesse tempo, você deve também checar o seu  nível de líquido transaxle (manual e automático). O medidor desse líquido é encontrado próximo da parte traseira do compartimento do motor. Cheque os níveis e adicione a quantia necessária (geralmente o medidor tem indicações de qual o nível correto do líquido). Esteja ciente que perda de líquido pode indicar um problema, então, cheque o sistema e repare se necessário.

5.    Ao menos 5 vezes ao ano:

•    Cheque os limpadores de todas as janelas. Cheque os limpadores do pára-brisa frontal e também do traseiro. Se você percebe qualquer deterioração na borracha, troque-as de todas as lâminas.

6.    Por fim, sempre tenha certeza de manter os óleos do motor, refrigeração e outros líquidos e outros equipamentos de manutenção longe de crianças e animais. Certifique-se de limpar todos os derramamentos e materiais descartáveis  utilizados de forma adequada.