quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

QUANDO TROCAR O AMORTECEDOR E MOLAS?

           OS AMORTECEDORES GERALMENTE VEM COM A ESPECIFICAÇÃO DE TROCA COM   60 000KM MAIS NAS ESTRADAS BRASILEIRAS ISSO PODE SER ADIANTADO DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES QUE O VEICULO É USADO.



         EXISTEM NA ATUALIDADE TESTES QUE AVALIAM AS CONDIÇÕES DOS AMORTECEDORES, MAIS VALE O VELHO E BOM TESTE DO BALANÇO DO VEICULO, SABEMOS QUE; O AMORTECEDOR ATUA QUANDO O VEICULO SOBE, OU SEJA O CARRO BAIXA E SOBE DEVAGAR, SENDO ASSIM  O AMORTECEDOR AMORTECE A SUBIDA DO VEICULO E NÃO A DECIDA

         PARA TESTAR SUA EFICIÊNCIA , PRIMEIRAMENTE VAMOS NA FRENTE DO CARRO E EMPURRAMOS PARA BAIXO E SOLTANDO, DANDO UMAS QUATRO OU CINCO BALANÇADAS, NA HORA QUE PARAR DE EMPURRAR O CARRO DEVE PARAR DE BALANÇAR, SE ELE FICAR SUBINDO E DESCENDO (QUICANDO) QUANDO VOCÊ SOLTAR ISSO CARACTERIZA QUE O AMORTECEDOR NÃO ESTA ATUANDO SOBRE A SUSPENSÃO , REPITA ESSE MOVIMENTO COM A PARTE TRASEIRA E FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO.


         COM O VEICULO EM MOVIMENTO EXISTEM SINTOMAS QUE TAMBÉM PODE SER UM PRÉ DIAGNÓSTICO PARA A NECESSIDADE DE UMA EVENTUAL TROCA DE AMORTECEDORES , SE O CARRO SAI SE FRENTE OU DE TRASEIRA, NAS CURVAS AO PASSAR EM BURACOS BATE FORTE, E O CARRO  NÃO ESTÁ ALINHADO NA PISTA, OU PARADO NO SEU VISUAL VASA ÓLEO, JÁ SÃO SINTOMAS QUE REQUEREM ATENÇÃO.


       

         APÓS CONFERIR A NECESSIDADE DA TROCA DOS AMORTECEDORES É A HORA DE CONFERIR AS BUCHAS QUE TRABALHAM NA SUSPENSÃO EM CONJUNTO COM AMORTECEDORES E MOLAS QUE TAMBÉM DEVEM SER ANALISADAS.




        AS MOLAS SÃO RESPONSÁVEIS PELO BALANÇO E ALTURA DO CARRO SENDO QUE  SEU SINTOMA MAIS COMUM PARA SUA SUBSTITUIÇÃO É A PERCA DE ALTURA DO VEICULO , SE O CARRO ESTÁ BAIXO AS MOLAS DEVEM SER TROCADAS , PODE SER TESTADA APENAS BALANÇANDO  O CARRO SE  O BALANÇO NÃO ACONTECER E O CARRO EM MOVIMENTO COSTUMA RASPAR A PARTE DE BAIXO EM LOMBADAS E DESNÍVEIS DE PISTA ,MESMO SEM OU POUCA CARGA  DEVE SE SUBSTITUIR O CONJUNTO DE MOLAS .

ATENÇÃO PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CONJUNTO DE SUSPENCÃO DEVE -SE SEMPRE MANTER O S PNEUS EM PERFEITAS CONDIÇÕES E ALINHAMENTO E BALANCIAMENTO EM DIA ,PROCURE NÃO USAR PEÇAS RECONDICIONADAS NA SUSPENSÃO.




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

COMO SABER SE A EMBREAGEM DE SEU CARRO ESTA NA HORA DE TROCAR

          A EMBREAGEM É UMA PEÇA FUNDAMENTAL DO VEICULO ,ELA FAZ A FUNÇÃO DE LIGAÇÃO ENTRE O MOTOR E O CÂMBIO OU SEJA .É ENCARREGADA DE TRANSMITIR A FORÇA DO MOTOR PARA A TRANSMISSÃO .


                                                                                                                                                                             DA DIREITA PARA ESQUERDA É APRESENTADO  CONFORME O DESENHO ACIMA O CONJUNTO DE EMBREAGEM   QUE     É:   
  • ROLAMENTO
  • PLATO
  • DISCO
            O ROLAMENTO É O RESPONSÁVEL PELO ACIONAMENTO DO PLATO QUE ´FAZ O PAPEL DE LIBERAR O DISCO PARANDO DE TRANSMITIR A FORÇA DO MOTOR PARA A TRANSMISSÃO NÃO PODEMOS DEIXAR PARA TRÁS O CABO DE EMBREAGEM QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO CONJUNTO .


            VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR QUE A EMBREAGEM ESTÁ PATINANDO POIS BEM ,É REALMENTE ISSO QUE ACONTECE O DISCO APRESENTA UM DESGASTE E NÃO CONSEGUE O CONTATO COM O PLATO ACABANDO PATINANDO NO MEIO DO CONJUNTO E NÃO TRANSMITINDO A FORÇA TOTAL PARA O CÂMBIO, ESSE É O DEFEITO MAIS COMUM, PODE SER CAUSADO TAMBÉM POR CONTAMINAÇÃO DE ÓLEO NO DISCO QUE PODE VAZAR DE ALGUM COMPONENTE DO MOTOR OU CÂMBIO.



          QUANDO ISSO ACONTECE DEVERÁ SER FEITA A SUBSTITUIÇÃO DO CONJUNTO,OUTROS DEFEITOS PODEM ACONTECER PARA SER CONSTATADO A NECESSIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DO CONJUNTO:
  1. TREPIDAÇÃO DO VEICULO QUANDO FOR SAIR
  2. PEDAL DE EMBREAGEM PESADO
  3. PERCA DE FORÇA NA RETOMADA DE MARCHA OU EM SUBIDA
  4. QUANDO O DISCO É CONTAMINADO POR ÓLEO
                                   ATENÇÃO                         

    A BOA DIRIGIBILIDADE DO VEICULO CONTRIBUI PARA A DURABILIDADE DO CONJUNTO DE EMBREAGEM POR ISSO:

  • NÃO DIRIJA COM O PÉ APOIADO NO PEDAL DE EMBREAGEM
  • NÃO SEGURE O CARRO EM SUBIDA COM O ACIONAMENTO DA EMBREAGEM
  • NÃO SAIA BRUSCAMENTE COM O CARRO
  • NO TRÂNSITO PARADO USE O PONTO MORTO
  • TROQUE AS MARCHAS COM A VELOCIDADE CERTA
    COM ESSES COSTUMES VOCÊ VAI AUMENTAR A VIDA DE SUA EMBREAGEM.

          
        
          

 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMO SABER SE DEVO TROCAR A CORREIA DENTADA

        A CORREIA DENTADA É UM DOS ITENS QUE DEVE SER ACOMPANHADO MUITO DE PERTO ,VISTO QUE UMA CORREIA DANIFICADA PODE CAUSAR MUITOS DANOS EM SEU MOTOR.





             A CORREIA DENTADA DEVE SER VERIFICADA COM 40000KM SE ESTIVER EM BOAS CONDIÇÕES NO VISUAL A TROCA PODE SER PROLONGADA PARA 50000KM E TROCADA ATÉ 60000KM


            QUANDO A CORREIA FAZ BARULHO,OU VOCÊ SENTIR CHEIRO DE QUEIMADO NO MOTOR ,PODE SER UM SINTOMA DE CORREIA DANIFICADA,SEMPRE QUE FOR TROCADA A CORREIA RECOMENDA-SE A TROCA DO ROLAMENTO TENSOR DE CORREIA    
QUE TRABALHA EM CONJUNTO FECHANDO O SISTEMA.




          QUANDO COMPRAR UM CARRO USADO,VERIFIQUE A CORREIA OU SE O ÚLTIMO PROPIETÁRIO FOR DE CONFIANÇA, PERGUNTE ,QUANDO FORAM FEITAS AS TROCAS. SEM ESSA INFORMAÇÃO ,É MELHOR TROCAR A CORREIA ASSIM VOCÊ TERÁ SUAS ANOTAÇÕES ATUALIZADAS

A TROCA A CORREIA DEVE SER FEITA POR UM PROFISSIONAL .


QUANDO DEVO TROCAR O FILTRO DE AR?

         O FILTRO DE AR É UM COMPONENTE MUITO IMPORTANTE PARA O RENDIMENTO ,CONSUMO E DURABILIDADE DO MOTOR .




          EXISTEM FILTROS DE VÁRIOS TAMANHOS FORMAS E MODELOS QUE SÃO DETERMINADOS CONFORME O FABRICANTE ESPECIFICA PARA CADA NECESSIDADE , POR ISSO O QUE O MANUAL DO VEICULO RECOMENDA DEVE SER RESPEITADO .UM FILTRO DANIFICADO PODE CAUSAR PROBLEMAS QUE VÃO DE UM ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ATÉ UMA PARADA TOTAL DO MOTOR ,TAMBÉM PODE SER UM FATOR PARA  A  DIMINUIÇÃO DA VIDA DO MOTOR .






                                                                                                      
         O FILTRO DEVE SER REVISADO A CADA 5000KM E TROCADO A CADA 15000KM ,TODA VEZ QUE FOR FEITA A REVISÃO DE 5000KM   DEVE-SE SEMPRE APLICAR UM JATO DE AR PARA A REMOÇÃO DO PÓ SE NÃO HOUVER POSSIBILIDADES DE EFETUAR ESSE PROCEDIMENTO BATA ELE NA PALMA DA MÃO ATÉ PARAR DE SAIR PÓ.

         EXISTEM TAMBÉM FILTROS NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO QUE DEVE SER TROCADO PELO MENOS UMA VEZ POR ANO OU NOS PRAZOS ESPECIFICADOS PELO FABRICANTE, ESSE PROCEDIMENTO DEVE SER REALIZADO POR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO ,O FILTRO SUJO PODE ACUMULAR BACTÉRIAS QUE AFETAM O APARELHO RESPIRATÓRIO SENDO OS MAIS PREJUDICADOS AS CRIANÇAS.


FIQUE SEMPRE ATENTO COM OS PRAZOS E NÃO ESQUEÇA DE ANOTAR A KILOMETRAGEM QUANDO EFETUAR AS TROCAS.


COMO FAZER O RODIZIO DE PNEUS?

            QUAIS OS REAIS BENEFICIOS DO RODIZIO DE PNEUS.






        NOS VEÍCULOS COM TRAÇÃO DIANTEIRA ,OS PNEUS DIANTEIROS TENDEM A GASTAR MAIS RÁPIDO POR CONTA DO ESFORÇO DO CONJUNTO DE SUSPENSÃO QUE ALEM DA TRAÇÃO AINDA TEM O ESFORÇO DA DIREÇÃO.


         
Como fazer o Rodízio de Pneus
rodízio de pneus consiste em trocar pneus de eixo, mas a forma como isso será feito dependerá do carro.
Em carros de tração traseira, o rodízio é feito trocando-se os pneus traseiros pelos dianteiros em linha reta e os pneus dianteiros pelos traseiros em linha diagonal. O pneu traseiro direito é trocado pelo pneu dianteiro direito e o mesmo acontece com os pneus do lado esquerdo. Como o esquema abaixo:
A—-B => C—-D
C—-D => B—-A
Já nos carros com tração nas quatro rodas, o rodízio deve ser feito todo na diagonal, trocando-se os pneus dianteiros pelos traseiros em diagonal:
A—-B => D—-C
C—-D => B—-A
Economize fazendo Rodízio de Pneus
rodízio de pneus é uma manutenção que, aliada as demais, garantem que o seu carro terá um bom desempenho sem que seja necessário gastar para manter o rendimento. Além de garantir o desempenho, essa manutenção do automóvel – que pode ser feita por um profissional ou não – também torna menos custosa a manutenção do veículo com problemas que poderiam surgir sem essa medida simples. Economia, praticidade e bom desempenho sem gastos extras , isso é o que pode ser conseguido realizando o rodízio de pneus a cada dez mil quilômetros rodados.





SABEMOS QUE LUGAR DE PNEU NOVO É NA TRASEIRA

EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA OS PNEUS TRASEIROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA ESTABILIDADE DO CARRO .POR ISSO ,SEMPRE DEVEM ESTAR EM BOAS CONDIÇÕES



       EM CASO DE CHUVA,PNEUS MAIS GASTOS NA TRASEIRA PODEM PROVOCAR PERDA DE ESTABILIDADE ACIDENTES .

       A QUALIDADE DO PNEU TAMBÉM CONTA MUITO NÃO COLOQUE PNEUS DE MÁ QUALIDADE EM SEU VEICULO, O BARATO SAI CARO, DEIXE SEU CARRO SEMPRE CONFIÁVEL ASSIM ELE SERÁ" PAU PRA TODA OBRA " E RARAMENTE VAI DEIXAR VOCÊ NA MÃO .

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SAIBA TUDO SOBRE O FLUIDO (´ÓLEO)DE FREIO

                Acompanhe os procedimentos para analise do fluido de freio



       Um simples procedimento não realizado pode por em risco a sua segurança e da sua familia.



Para não ser pego desprevenido é recomendado a verificar o óleo de freio a cada 30 dias.óleo de freio absorve agua da umidade do ar perdendo suas propiedades e prejudicando a sua eficiência ,por isso é recomendado a troca do óleo a cada dez mil kilometros ou uma vez por ano.




         Outro ponto importante é a questão das caracteristicas do fluido de freio,que influem na performace do sistema,as classificações disponiveis no mercado são:

  • DOT -3 acima de 250º
  • DOT-4    240ºou 250º
  • DOT -5   260º
 O diagnóstico do sistema de freio começa pelo nivel de óleo , quando está baixo e sinal que alguma coisa esta acontecendo , no mínimo as pastilhas estão gastas, isso se for baixando devagar mais uma baixa mais rápida pode ser sinal de problemas mais graves como um cano vazando ,cilindro de rodas estourado ou outro componente  danificado 

   QUANDO ISSO ACONTECER CORRA PARA O MECÂNICO

DIGO: VAI  DEVAGAR..KKKKK



         

      

domingo, 20 de janeiro de 2013

QUANDO TROCAR O FILTRO DE COMBUSTÍVEL?

O FILTRO DE COMBUSTÍVEL É RESPONSÁVEL PELA RETENÇÃO DE IMPUREZAS PROVENIENTES DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL .






     O FILTRO DEVE SER TROCADO COM 10,000 km E REVISADO A CADA 5,000 km, MAIS NÃO É SEMPRE RESPEITADO E DADO A ATENÇÃO DEVIDA, GERALMENTE SÓ É TROCADO QUANDO O CARRO PARA OU PERDE O RENDIMENTO.


      OS PRINCIPAIS SINTOMAS SÃO:

  1. FALHA DE FUNCIONAMENTO
  2. MARCHA LENTA IRREGULAR
  3. FALHAS NA ACELERAÇÃO
  4. LÂMPADA DE ADVERTÊNCIA PODE COMEÇAR A ACENDER PROVENIENTE  DA MISTURA POBRE A SONDA LAMBDA INDICA A MISTURA POBRE. 
ATENÇÃO.

SEMPRE QUE SUBSTITUIR A BOMBA DE COMBUSTÍVEL OU LIMPAR OS BICOS INJETORES O FILTRO DEVE SER TROCADO.

QUANDO TROCAR AS VELAS DE IGNIÇÃO?

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DAS VELAS É PRIMORDIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO MOTOR, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA E PARA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL.




         MOTOR FALHANDO ,PERCA DE POTENCIA E DIFICULDADES DE DAR PARTIDA CONSUMO ALTO DE COMBUSTÍVEL EXCESSO DE FUMAÇA  SÃO ALGUNS DOS SINTOMAS QUE APONTAM A HORA DE SUBSTITUIR O CONJUNTO DE VELAS DE IGNIÇÃO DE UM VEICULO.A MANUTENÇÃO PREVENTIVA COM REVISÃO PERIÓDICA DE ALGUNS COMPONENTES É O MAIS INDICADO PARA QUE O CARRO SOFRA COM AVARIAS, JÁ QUE O PREÇO DAS PEÇAS É ACESSÍVEL E O SERVIÇO É DE FÁCIL APLICAÇÃO.





         A TROCA DE VELAS É DETERMINADA NA CONCEPÇÃO DO MOTOR QUE VARIA ENTRE 15,000 A 100,000 KM ´,A  DURABILIDADE DAS VELAS TAMBÉM PODE SER DETERMINADA POR VARIOS FATORES DENTRE ELES A QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL USADO, CABOS DE VELAS COM FUGA DE CORRENTE,VALVULAS INJETORAS DEFEITUOSAS , QUEIMA DE ÓLEO DO MOTOR .




        POR ESSE MOTIVO DEVE SE REVISAR SIMULTANEAMENTE O SISTEMA DE IGNIÇÃO E INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL.



        CADA MOTOR TEM UM JOGO DE VELAS ESPECÍFICO QUE DEVE SER TROCADO CONFORME ESPECIFICAÇÃO DO FABRICANTE DO MOTOR.



           NA LOJA DE PEÇAS O VENDEDOR DEVE PERGUNTAR O MODELO DE SEU VEICULO E O MOTOR QUE O MESMO UTILIZA PARA VENDER AS VELAS CORRETAS .

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

COMO PAGAR O IPVA 2013

       SE VOCÊ NÃO RECEBEU O BOLETO DO IPVA 2013 CORRA E RETIRE NO SITE DA SECRETARIA DA FAZENDA   OU VOCÊ VAI PERDER O PARCELAMENTO OU O PAGAMENTO COM DESCONTO.



   OS PRAZOS DE PAGAMENTO SÃO:

Tabelas de Vencimentos
A - Veículos Usados
Automóveis, Camionetas, caminhonetes, Ônibus, Microônibus, motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarço
Parcela1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto(*)2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 111/01/201314/02/201313/03/2013
Final 214/01/201315/02/201314/03/2013
Final 315/01/201318/02/201315/03/2013
Final 416/01/201319/02/201318/03/2013
Final 517/01/201320/02/201319/03/2013
Final 618/01/201321/02/201320/03/2013
Final 721/01/201322/02/201321/03/2013
Final 822/01/201325/02/201322/03/2013
Final 923/01/201326/02/201325/03/2013
Final 024/01/201327/02/201326/03/2013

Caminhões
Mêsjaneiromarçoabriljunhosetembro
ParcelaCota Única Com Desconto(*)1ª ParcelaCota Única Sem Desconto2ª Parcela3ª Parcela
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 111/01/201313/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 214/01/201314/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 315/01/201315/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 416/01/201318/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 517/01/201319/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 618/01/201320/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 721/01/201321/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 822/01/201322/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 923/01/201325/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013
Final 024/01/201326/03/201317/04/201317/06/201317/09/2013

* Pagamento em Quota Única terá Desconto de 3,0 %.
B - Veículos Novos
Pagamento em Quota Única com Desconto de 3,0 % até o 5º dia útil posterior a data da emissão da Nota Fiscal.
Pagamento em Quota Única sem Desconto até 30 dias contados da data da emissão da Nota Fiscal.
Pagamento Parcelado:
  • 1ª parcela - até 30 dias da data de emissão da Nota Fiscal.
  • 2ª parcela - no mesmo dia do mês subseqüente ao do recolhimento da 1ª parcela, observado o vencimento desta.
  • 3ª parcela - no mesmo dia do segundo mês subseqüente ao do recolhimento da 1ª parcela, observado o vencimento desta.


Clique aqui para ver as tabelas referentes ao ano de 2012.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo / SP - 01017-911 - PABX  (11)3243-3400   |   Mapa do Site

domingo, 13 de janeiro de 2013

COMO MEDIR O NÍVEL DE ÓLEO DE MOTOR


                                                MEDIR O ÓLEO



           O NÍVEL DE ÓLEO DE MOTOR DEVE SER CONFERIDO DIARIAMENTE ANTES DE INICIAR O FUNCIONAMENTO, EM LUGAR PLANO DE PREFERENCIA COM O MOTOR FRIO SE O MOTOR ESTIVER QUENTE RECOMENDA-SE AGUARDAR 10 MINUTOS PARA REALIZAR A MEDIÇÃO QUE SE PROCEDE DA SEGUINTE MANEIRA :


       CONFORME A FIGURA ACIMA  O NUMERO 1 REPRESENTA A PARTE CRITICA, ONDE INDICA QUE O ÓLEO ESTA NO MÍNIMO, NÍVEL QUE PODE DANIFICAR O MOTOR POR FALTA DE ÓLEO.


 A FIGURA  A REPRESENTA O NÍVEL CERTO E O B NÍVEL MÍNIMO  QUANDO A MANCHA DE ÓLEO ESTIVER ENTRE A  E B  É O NÍVEL ACEITÁVEL MAIS SEMPRE DEVE SER MANTIDO O NÍVEL A.






                                        COMO INICIAR A MEDIÇÃO



         IDENTIFIQUE A LOCALIZAÇÃO DA VARETA DE ÓLEO EM SEGUIDA RETIRE DO MOTOR E COM O AUXILIO DE UM PANO LIMPE A PARTE INDICADORA DE NÍVEL.


          INTRODUZA NOVAMENTE A VARETA E A RETIRE ,CONFIRA ATÉ A ONDE A MANCHA DE ÓLEO ESTA INDICANDO O NÍVEL,  ESTANDO DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES ACIMA VOCÊ PODE USAR O VEICULO NORMALMENTE.


     ESTANDO FORA DO NÍVEL, COMPLETE COM ÓLEO ESPECIFICADO PELO FABRICANTE,ABRA A TAMPA DE ÓLEO E COM O AUXILIO DE UM FUNIL COLOQUE AOS POUCOS CONFERINDO SEMPRE O NÍVEL NA VARETA (SEMPRE QUE FOR CONFERIR RETIRE A VARETA LIMPE COM O PANO INTRODUZA NOVAMENTE E FAÇA A MEDIÇÃO).




  •           CONFIRA SEMPRE A HORA DE FAZER A TROCA DE ÓLEO
  •           SEMPRE USE ÓLEO ESPECIFICADO PELO FABRICANTE
  •           SE AO MEDIR DIARIAMENTE VERIFICAR QUE O NÍVEL ESTA BAIXANDO EM INTERVALOS CURTOS CONSULTE SEU MECÂNICO.
  •           NUNCA COLOQUE ÓLEO ACIMA DO NÍVEL MÁXIMO   
 

sábado, 12 de janeiro de 2013

MEU CARRO NÃO PASSA NA CONTROLAR _E AGORA?

                     ANTES DE LEVAR SEU CARRO PARA INSPEÇÃO    

ACESSE O SITE  DA  CONTROLAR COM O NUMERO DO RENAVAN (que se encontra no documento de porte obrigatório) VOCÊ VERIFICA A SITUAÇÃO DO DOCUMENTO DE SEU VEICULO.


PAGUE A TAXA DE R$47,44 E AGENDE .  

ESTANDO NO PRAZO PARA A INSPEÇÃO VOCÊ ESCOLHE O MELHOR LOCAL, HORA E DATA QUE É SUGERIDA PELA CONTROLAR


NÃO ANDE COM SEU CARRO COM A INSPEÇÃO VENCIDA   ,  ( As regras da inspeção permitem que a Prefeitura aplique até quatro multas a cada carro por mês. O valor é de R$ 550 cada. Mas, durante os seis primeiros meses de fiscalização, cada motorista autuado poderá receber no máximo uma multa por mês.)






12:


         Vamos começar falando de como voçê cuida de seu carro , se você faz todas as revisões em se carro,nos prazos determinados pelos fabricantes não exite em marcar sua inspeção e  pode ir sem revisar nada .



           E você que  não tem esse hábito é recomendado fazer pelo menos o básico que é uma troca de óleo ,filtros uma boa olhada para ver se tem algum vazamento de fluidos ,óleo ou agua  ver se à alguma mangueira solta ressecada ou quebrada abasteça em um posto de combustível de confiança , se seu carro for flex, abasteça com etanol e não misture gasolina assim tem mais chances de ser aprovado.


Há alguns itens importantes que devem observados antes de levar o veículo a um dos Centros de Inspeção:
  • Ausência ou defeito na haste/ amortecedor do capô;
  • Freio a disco ou a tambor inoperantes ou deficientes;
  • Ausência da grade dianteira do motor abaixo do capô com a ventoinha do sistema de arrefecimento aparente;
  • Freio de mão inoperante e/ ou veículo automático com motor acelerado e freio de mão deficiente;
  • Tampa do reservatório de arrefecimento rachado ou danificado;
  • Fita isolante ou qualquer outro artifício não original que utilize para evitar a verificação do sistema de admissão;
  • Sistema de admissão original faltando componentes ou com conexões irregulares;
  • Sistema de admissão com filtro de ar esportivo com conexões irregulares;
  • Escapamentos reparados com qualquer tipo de massa;
  • Estouros no escape durante a aceleração na inspeção ambiental veicular.
Se for constatada pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será REJEITADO e não fará as medições de gases e de ruído. Se o veículo for REJEITADO por existência de qualquer anormalidade que possa apresentar risco de acidentes, ou danos aos instrumentos de medição, ao veículo ou ao inspetor durante a inspeção, a inspeção será interrompida e não serão checados os itens de pré e inspeção visual.



          Se o carro for reprovado você terá trinta dias para fazer uma nova vistoria assim é recomendado levar até seu mecânico de cofiança para avaliar o problema ,que pode ser de uma simples regulagem até mesmo uma retífica de motor .


         Fique atento nas datas de convocação que não são as mesmas de licenciamento, se você não estiver com a inspeção em dia não adianta pagar a taxa de licenciamento que o documento fica bloqueado até a regularização (seu carro seja aprovado ).
           

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

COMO TRANSPORTAR CRIANÇA NO CARRO


                        Transporte de crianças no automóvel 

Como pais ou futuros pais, está nas nossas mãos garantir e promover a segurança dos nossos filhos, em casa, na escola ou nos seus tempos livres. É também indispensável promover esta mesma segurança quando se trata de transportá-las num veículo automóvel.
Todas as diligências referentes ao transporte de crianças devem ser pensadas e tomadas ainda mesmo antes do nascimento, e adaptadas conforme o seu crescimento.
Por isso, quando se procede ao seu transporte, já da maternidade para casa, o automóvel deve estar preparado para a transportar em segurança!
Não deixe a compra da cadeirinha para última hora: experimente os diversos modelos disponíveis e apropriados à idade, quer na loja, quer no seu carro, antes de a adquirir. Certifique-se que se trata de um produto homologado e que preenche os requisitos que garantem a segurança do seu filho. Apreenda a manuseá-lo correctamente antes de o usar (verifique se é fácil de manusear, de instalar, de fechar e abrir os cintos,…). E acima de tudo, nunca deixe de usar a cadeirinha para transportar uma criança, mesmo que o trajeto seja curto!

Note que, segundo as indicações da Direção Geral de Saúde, as crianças até aos 4 anos de idade deveriam viajar sempre de costas voltadas para o sentido do trânsito, em posição semi-sentada, de modo a garantir um apoio adequado de zonas de grande fragilidade como o são a cabeça, o pescoço e a região dorsal.
De seguida apresentamos algumas regras, obrigatórias, retiradas quer do site da Direção Geral de Saúde quer do site da autoridade nacional de segurança rodoviária . Boa viagem!

Como transportar uma criança num veículo automóvel – Regras Fundamentais de Segurança
  •  A grávida deve usar sempre o cinto de segurança e de modo a que este não atravesse o abdómen. Se for sentada no banco da frente, deve colocar o banco o mais atrás possível, afastando-se o máximo do tablier, e tendo o cuidado de, caso o carro tenha airbag frontal, o desactivar. Na impossibilidade de o fazer, deverá sentar-se no banco de trás.
  •  O bebê, logo à saída da maternidade, deverá ser colocado numa cadeirinha (sistema de retenção para crianças - SRC), voltada para trás e fixa pelo cinto de segurança do automóvel. Se colocada no lugar da frente, NÃO ESQUECER DE DESLIGAR O AIRBAG FRONTAL. Esta cadeira, regra geral, servirá até aos 13 Kg (informação encontra-se impressa no produto). Normalmente, nos primeiros meses de vida, é também necessário o uso de um redutor, que é colocado no interior da cadeira, e que tem como função apoiar adequadamente a cabeça do bebê. Poderá usar, para o mesmo efeito, uma fralda de pano enrolada, que se coloca entre a cabeça do bebê e o encosto lateral da cadeirinha.
  • O uso de uma alcofa rígida (etiqueta E) só é permitido se se tratar do transporte de bebês prematuros ou de baixo peso à nascença. Esta coloca-se no banco de trás, ocupando dois lugares deste. A cabeça do bebê deve ficar sempre virada para o interior do automóvel.
  •  O transporte de crianças encontra-se regulamentado no artigo 55.º do Código da Estrada. As crianças com idade inferior a 12 anos de idade e menos de 150 cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por um sistema de retenção homologado, adaptado ao seu tamanho e peso.

Grupo
Peso
Idade aproximada
Posição da cadeira
Lugar
 0 
 Até 10 Kg
 Até 1 Ano
 VT
 BF* ou BT
 0+ 
 Até 13 Kg
 18-24 Meses
 VT
 BF* ou BT
 I 
 9-18 Kg
 1-4 Anos
 VT ou VF
 BF* ou BT
 II 
 15-25 Kg
 3-6 Anos
 VF
 BF* ou BT
 III 
 22-36 Kg
 5-12 Anos
 VF
 BF* ou BT
VT - Voltado para trás; VF - Voltado para a frente;
BF - Banco da Frente (*se não tiver airbag); BT – Banco de trás

Note que o transporte de crianças até aos 12 anos e menos de 150cm de altura deve, preferencialmente ser feito no banco de trás, salvo se a criança tiver:
  •   Idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para trás, no banco da frente, não podendo, neste caso, estar activado o airbag;
  •  Idade igual ou superior a 3 anos e o veículo não dispuser de cintos segurança no banco de trás ou este seja inexistente;
 “Nos automóveis que não estejam equipados com cintos de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos”.

Em alguns automóveis não é possível, por falta de espaço, instalar 3 SRC no banco de trás. Por isso, se houver necessidade de transportar três crianças com idade inferior a 12 anos e menos de 150cm de altura, ao mesmo tempo, pode, a criança de maior estatura ser transportada sem SRC, utilizando o cinto de segurança e nas seguintes condições:
  • Altura de pelo menos 135 cm - usar preferencialmente o cinto de segurança de 2 pontos de fixação, e se não houver cinto de 3 pontos;
  • Altura inferior a 135 cm - usar o cinto de segurança, evitando que a precinta diagonal fique sobre o pescoço da criança (coloque-a atrás das costas e nunca por debaixo do braço, de modo a que só fique utilizável a precinta subabdominal).
 “O incumprimento desta lei determina o pagamento de uma coima por cada transporte indevidamente. A inobservância da lei é considerada uma infracção grave e pode ser determinada a inibição de conduzir e até, em casos extremos, a cassação do título de condução”.
  
Share on twitterShare on orkutShare on facebookShare on emailShare on printShare on favoritesMore Sharing Services